_____
Enfim né. Se um dia eu for escrever um livro, eu já sei o nome.
_____
Apesar dos pesares deste ano, e sabemos que foram muitos, agora temos histórias. Muitas.
_____
Como já disse, não consigo nem mais tentar ser poética. Aqui começa a minha fase à La Fabiano. GRRR.
_____
Eu e a Bia estávamos no metrô, falando sobre a maior coisa do ano, a merda do vestibular. Um velho fdp ouviu e se meteu na conversa.
Uma vírgula aqui. (O quão triste é a vida de alguém, ou o quão mal-educada ela é, ou por qual motivo plausível alguém interrompe a conversa de duas pessoas no metrô? É pra se ter pena né.)
_____
Voltando, ele intorrompeu nossa conversa e começou um ensaio sobre o quanto é importante estudar. Sabe o que que é? É que ele é vendedor da 25 de março e esses dias passou dificuldades por não falar inglês, e um monte de gringo foi na loja dele. Além disso, a grama tá escassa. Precisa pastar muito pra ser alguém, ou então você vira vagabundo. Ele perguntou o que a Bia queria, ela disse medicina, ele disse que ela tem que estudar mais ainda do que ele imaginava! Eu menti dizendo que queria publicidade, ele torceu o nariz e disse que é difícil, mas é só estudar.
_____
Eu e a Bia ficamos, obviamente, assustadas. E, mais obviamente, controlando um riso absurdo. Saindo do metrô, uma mulher com uma criança nos parou e disse que entendia o porquê de nós acharmos tudo muito engraçado... Mas que, apesar disso, aquele homem só falou a mais pura verdade.
_____
Moral da história? Ambos, com esse discursinho mela cueca de pais, nos atrasaram para o cursinho.
_____
Brincadeira. A moral é que eu lembrei de uma alegoria que eu criei quando era pequena. Aliás, quando era menor, para os engraçadinhos pararem com piadas hehe.
Enfim, não sei se aquela alegoria surgiu porque eu era desocupada demais, ou se foi porque as crianças têm um mundo próprio, ou se todas as crianças criam essas coisas mas só eu tenho essas lembranças vivas na memória (alguma coisa tem que ficar no lugar das fórmulas e propriedades ne).
_____
A questão é que eu fiquei sabendo que dava pra se comprar apartamentos sem que eles estivessem construídos. Como assim mãe??? Ah, você compra eles na planta. Que planta mãe? É um desenho... Você compra o projeto antes do prédio ser construído, e aí depois que ele fica pronto você vai morar lá.
_____
O quanto isso me intrigou, só Deus sabe. Fiquei pensando o que seria uma pessoa que comprava um apartamento na planta. Nossa! É o dono de um pedacinho do céu! É uma indulgência descarada.
Idai né. Idai que essa vai ser a história.
_____
Um Brás Cubas cujo discurso era "a grama tá escassa", e que comprava pedacinhos do céu para lucrar com isso. É a história de um hipócrita. Porque, afinal, todos nós somos um pouquinho. Mas tem gente que é um absurdo.
_____
Não sei o quanto isso é viagem, mas parece que vai me entretar bastante. Já é um ponto positivo.