segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

(Reclamação) à papelaria Cordiolli

_____(Sujeitos ocultos) Falam sobre página virada, fim de capítulo. Não consigo entender.. Esse tal livro, chamado vida, de que tanto falam. Acho que o meu tem as páginas feitas de folha vegetal.
_____ Por isso, aqui estou eu. A primeira papelaria de que me recordo, e única que conheço o nome, é esta, a papelaria Cordiolli. Uma papelaria de bairro, um dos meus lugares preferidos no meu bairro. Enfim, acho que se devo reclamar para alguém, é para essa papelaria. Deve ter sido lá que meu livro da vida foi comprado. Apostando que minha mãe não o comprou em alguma franquia das lojas ''Armarinhos Fernando'' no centro da cidade.
_____ A questão é. Eu vivo tudo isso de uma vez, não consigo separar páginas, muito menos capítulos. Sinto tudo, lembro de tudo. Daí, tirei que meu livro seja feito de papel vegetal, aquele usado para se copiar mapas. Além disso, eu adorava copiar mapas, e adorava a magia do papel vegetal. Minha irmã inclusive me ensinou técnicas para pintar este tipo de papel. Talvez eu mesma tenha escolhido este material. Engraçado como disto eu não consigo me lembrar. De qualquer forma, seja lá como tenha sido, não é justo terem me vendido um livro deste tipo. Uma completa bagunça. Parece que as coisas foram escritas umas em cima das outras.
_____ Enfim, não consigo separar as coisas. Talvez o Sr. dono da papelaria não possa fazer nada, mas eu precisava desabafar. O que tenho mais saudade é das coisas que não aconteceram. "Os melhores amores são aqueles não vividos". Por motivos óbvios, aqueles escritos e não vividos são os melhores e dos quais tenho mais saudade. Parece que eles foram escrito em negrito, e sempre estão presentes em algum canto, alguma margem, de todas as páginas. É claro que se vividos eles fossem, nada de mais teriam. Seriam só mais histórias tristes ou entediantes que deram errado. Eles só são os melhores amores por não existirem. Graças a Deus.
_____ Agora pensando, não posso exigir-lhe um novo livro, nem posso mais chamar isto de reclamação. Apenas posso pedir que sejas minha testemunha quando, algum dia, eu viva ou morta, alguém não me entender.. Não tive culpa. O problema foi o livro, aquele das páginas de papel vegetal.