______Sexta-feira Santa. Quase sábado de aleluia. Aprendi o significado de amar. Vou explicar.
______Cresci confundindo amar com apaixonar. Finalmente adotei um critério de desempate: todo amor começa como paixão. A paixão acaba e se transforma em respeito, companheirismo e dedicação, que é o amor. Bem cômodo, não?
______Pois bem. Com minhas experiências infantis, decidi que não queria mais, nem um, nem outro. Motivos? Odeio sentir ciúme, odeio a angústia da espera, a necessidade do exagero.
______Nesta data cristã, descobri o que é, e quero para sempre.
______Primeiro vou contar os sinais, e depois como foi esse sopro de consciência.
______Os sinais estiveram presentes durante essas últimas semanas: confiança que substitui ciúme, vontade que substitui necessidade, segurança que substitui angústia e o tempo que foi aceito, e que não tira a certeza da eternidade. E durante o recorrer do dia: a espera calma, a percepção do Sol, a saudade gostosa. Tudo isso me levou ao planejamento de todos os futuros: o próximo, o distante e o sonhador. O diferente foi o ser do planejar: um planejar nada desesperador. Um planejar que, ao perceber dificuldade, aceitou-as e bolou planejou planos B, C, D... O surpreendente, foi a não importância do plano ser o A, o B, o C ou o D, e sim a importância de que, sem pressa, todos os planos resultariam no objetivo de se estar junto.
______A espera, já citada como sinal, foi surpreendente. Primeiro porque sou ansiosa, e esperar tão descontraidamente é quase milagre. Depois, porque esperei sem esperar. Não desisti, não fui dormir, mas consegui fazer outras coisas, e já estava começando a vir o sono (sendo que a espera do jeito Fernanda de ser espanta o sono), e isso tudo sabendo que a ligação poderia, ou não, acontecer.
______E aconteceu. E foram 4 minutos internacionais. E o toque me assustou. E o sotaque me fez sorrir. E as palavras de carinho me fizeram, outra vez, te querer aqui.
______A sensação disso tudo? Um sopro divino. Como aqueles em que temos numa prova de física ao lembrarmos a fórmula que resolve todas as questões. Talvez sua genialidade em exatas nunca tenha te proporcionado tal sopro... Mas para o povo de humanas, como eu, é algo surreal.