______O meu querido time foi campeão brasileiro, Corinthians pentacampeão. De querido, tem o berço, minha criação, meu pai e meu avô. De orgulho, tem muito. Orgulho não de títulos (não sei pra que serve a libertadores), nem de jogadores (eu gostava do Ronaldo), nem de história (100 anos? ou 101?): é orgulho dos torcedores.
______Aqui em São Paulo, não é novidade, e talvez em território nacional também não seja: antes de torcer para Santos, Palmeiras ou São Paulo, os torcedores desses respectivos times, torcem contra omeu. Meu pai não se incomoda, diz que isso prova a soberania do Corinthians e, além disso, nos dá maior lucro e vontade de ganhar. Eu acho que isso não prova soberania nenhuma, prova um alto índice de fácil contentamento. São 3 torcidas grandes, que, apesar do grande potencial de torcida, resolveram se juntar e torcer contra. ______Se ao menos o Corinthians fosse o Estado, e os outros 3 times, as classes sociais, seria de dar orgulho tamanha mobilização. Mas não, são 3 times que se satisfazem com a tristeza de um outro, de igual inutilidade imediata.
______Portanto, meu orgulho se dá à torcedores como meu pai, que, diferentes de outros como eu, não se deixam abalar pela torcida contra. Essa torcida fica louca, e continua cantando até ficar rouca. É inacreditável.
______Acho que, apesar de tais desavenças, o futebol tem tudo para ser bom. Ao contrário daquele clichê discurso de "Nossa, se o Brasil não se importasse tanto com futebol e carnaval, todos os problemas estariam resolvidos", penso que a utilidade do futebol pode ser fantástica, a longo prazo. Realmente, se toda essa energia pudesse ser direcionada para um foco diferente, seria perfeito. Mas a realidade, é que não dá para virar para uma nação verde-amarela (tricolor, branca e preta, verde, seja a cor que for) e falar "Hey, você aí! Seus 192 milhões de torcedores fanáticos, parem de torcer para seus respectivos times, e tentem melhorar as condições de vida no país!". Seria ótimo, mas não dá. Então, melhor do que ficar "Povo de merda, só liga pra coisa inútil", é tentar achar a solução.
______Vamos lá. Futebol. Brasil. Times. O Brasil é o time do futebol, a torcida dos times são fanáticas... EUREKA! Por que não tentar jogar uma influência nacional em todos os times, para que o fanatismo também vá para a seleção de futebol brasileira, e daí, o amor à pátria?! Acredito, com todas as minhas forças, que se valorizássemos nossa seleção, variedade cultural, criatividade e condições climáticas e paisagistas abençoadas por Deus, não faltariam forças para defendermos e buscarmos dignidade para o nome do nosso país, as condições de nosso povo, a beleza, segurança e igualdade em nossas ruas e praias.
______Afinal, já que somos bonitos por natureza, porque não defendermos e valorizarmos essa beleza? Até que seja conquistada uma beleza política, social e internacional.